micve-mikveh

O que é Mikve ?

Mikve é um local de água natural que serve para purificar o utensílios cujo dono é um goy. Alguns tipos de materiais precisam mergulhar na mikve e outros tipos não. O processo de fazer a tevilat (mergulho) dos utensílios, se trata para purificar os utensílios fabricados por um não judeu. Devemos tirar tudo que esteja atrapalhando que o utensílio esteja totalmente em contato com a água.

Onde é realizada a Imersão ?

A Mikve pode ser realizada em rios, lagoas, mares ou seja , tudo que é de fonte natural. Em algumas sinagogas também existe Mikve para imersão de utensílios. Para se realizar a Mikve de um utensílio, é necessário verificar antes se há alguma coisa que faz uma "separação" entre o utensílio e a água. Não pode haver sujeira ou etiqueta por exemplo.

Quais utensílios devemOS FAZER BRACHÁ ?

Os utensílios em que se faz brachá são: vidro e metal.

QUAIS UTENSÍLIOS HÁ DÚVIDAS SE PRECISA OU NÃO DE BRACHÁ ?

Os utensílios que há dúvida se precisa ou não fazer mikve são: Plástico, nylon, fórmica, melamina, borracha, torradeira, equipamento elétrico, equipamentos grandes, rolos, cortadores de biscoito.

DEPOIMENTOS

... Obrigado a vc Raphael e ao seu projeto.... Col hacavod
Eliana W. Alyanak
Graças ao projeto do sr. Raphael Laufer, foi possível à minha família, ter uma cozinha kasher, antes só estávamos nos alimentando com comidas parve e agora estamos nos preparando para fazer shabat em casa. Depois das instruções, sentimos mais confiança, e conseguimos ter nossa cozinha de carne. Só temos a agradecer a essa iniciativa maravilhosa de kashirut! Tudo isso, graças ao projeto Ceksp!
Ethel Elzon